Áreas de Intervenção

Consultório de psicoterapia orientado pela abordagem Psicanalítica. Está situado na Avenida Fontes Pereira de Melo, Nº 35, 5ºB, Edifício Imaviz,  a metros do centro da cidade, mais concretamente, na zona Picoas/Saldanha, junto ao Hotel Sheraton e servido por um vasto leque de transportes, encontrando-se na intersecção da linha amarela, azul e vermelha do Metro.

Transportes:

Metro | Linha Amarela (Picoas ou Saldanha) | Linha Azul (Parque) | Linha Vermelha (S. Sebastião)
Carris | 207, 713, 726, 727, 736, 738, 742, 744, 746, 744
Táxis | Hotel Real Parque | Centro Comercial Imaviz
Bicicletas | Estação Gira 403
Parques de Estacionamento | Pingo Doce, na Rua Filipe Folque ou na Garagem Maria Cristina na Av. António Augusto Aguiar

André Ruas é o profissional residente neste espaço, com 15 anos de Prática Clínica, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Membro Efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), encontrando-se a finalizar a formação na especialidade avançada em Psicoterapia Psicodinâmica. 

Partilha o propósito de promover em cada pessoa que o procure, a capacidade para esta desenvolver uma melhor compreensão de si através da qualidade das relações e experiências que vai estabelecendo consigo mesma, com os outros e com tudo aquilo que faz parte do seu mundo. 

Trabalha para que cada um vá ao encontro do sentido de si, através de uma relação empática, gentil e de confiança. 

Oferece serviços de Psicoterapia Individual (Adolescentes e Adultos) e Supervisão de casos.

Os serviços são todos presenciais, contudo, existe a possibilidade de fazer via Zoom WhatsApp e Skype sessões de psicoterapia individual e supervisão.

Os serviços são indicados para todos aqueles que procuram:

– compreender o que realmente sentem ou aquilo que realmente querem;

– encontrar uma relação mais autêntica consigo próprio, com os outros e com o mundo;

– promover o conhecimento pessoal e as aptidões para lidar com os desafios da vida;

– Sanar traumas e padrões fixos de comportamento;  

– Promover o conhecimento pessoal e a consciência de padrões de relacionamento (profissionais, amizade, familiares e amorosas);

– ultrapassar, tomar decisões e resolver problemas;

– sermos mais atentos, compreensivos e tolerantes connosco e com os outros;

– sermos mais independentes de crenças ou autoridades externas;

As pessoas que me procuram, trazem muito frequentemente, questões relacionadas com: 

Ansiedade

A ansiedade em certas situações não é só normal como também necessária. É o sinal físico que o nosso corpo nos dá para nos avisar de que algo poderá estar em vias de acontecer, algo com o qual não nos sentimos confortáveis quando sentida de forma mais intensa. Para muitos a ansiedade é continua, persistente e debilitante. Pode manifestar-se de variadas formas, sendo as mais comuns, a ansiedade social que resulta de dificuldades em se sentir enquadrado em contextos sociais diversificados ou específicos, ansiedade generalizada sem causa aparente, ansiedade de separação, ataques de pânico que resultam de situações especificas ou sem causa especifica.

Existem também ansiedades que são episódicas ou específicas de certas situações. Estas não são menos sérias e podem interferir com a sua vida. A ansiedade pode ser inibidora ao ponto de o tornar apático, sendo difícil para si relaxar, desfrutar e tirar prazer daquilo que está a fazer.

Depressão

A depressão é uma das condições mais frequentes nos tempos que correm e a maioria das pessoas experiencia vários momentos depressivos ao longo da sua vida. No entanto, certas pessoas experienciam sentimentos persistentes de tristeza, desamparo, de falta de valor, apatia e uma sensação de que as coisas não valem a pena ou de que a vida tem pouco significado.

Ninguém está “sempre bem” mas se acha que vê as coisas em tons cinzentos ou escuros então está na altura de procurar ajuda para aliviar a dor e o vazio que a depressão pode fazê-lo sentir.

Auto-estima

A maioria das pessoas concorda com a ideia que a auto-estima é um fator fundamental para nos sentirmos emocionalmente equilibrados. O difícil é mante-la dessa forma. Uma auto-estima baixa torna mais difícil tomarmos conta de nós próprios e lidar com as exigências da nossa vida. É difícil superar obstáculos e desafios se nos sentirmos inseguros das nossas capacidades. A psicoterapia vai ajudá-lo(a) a ter um maior conhecimento e consciência de si o que vai resultar numa melhor compreensão de certos comportamentos com os quais não se identifica, mas não consegue deixar de os ter. Isto pode fazer uma grande diferença em ajudá-lo(a) a mudar padrões antigos e a conseguir viver a sua vida com uma maior e mais autêntica satisfação pessoal.

Relacionamentos

Os relacionamentos são uma das grandes fontes, quer de satisfação, quer de desconforto emocional. Os relacionamentos podem ser com familiares, de amizade ou amorosos. Ou podem ser mais casuais, como são geralmente, o caso das relações profissionais e sociais. Seja qual for a situação em que se encontra, todos os seus relacionamentos são um campo fértil para sentimentos intensos. Frequentemente, estes sentimentos resultam em falhas de comunicação entre o casal que dão origem a raiva, mágoa, desilusão, abandono, desamparo e desespero. Os nossos relacionamentos são uma fonte sensível quer de grande prazer, alegria e satisfação, ou pelo contrário, de um intenso desconforto emocional.